Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Contato Whatsapp

(43) 3432-3728

15 passos práticos para organizar a gestão da sua empresa em 2025

Publicado em 09 de dezembro de 2024
Contábeis

Estruturar a gestão de uma empresa envolve uma série de etapas. A tarefa começa com o planejamento inicial do negócio e segue com a sua operação contínua, passando por uma série de adaptações conforme seu crescimento e de acordo com a evolução dos cenários econômicos, que se desdobram com o passar dos anos.

A gestão eficiente de qualquer empresa precisa de processos claros, planejamento estratégico, boa execução e adequação contínua. Por isso, o especialista em gestão e contabilidade, Silvinei Toffanin, que também é sócio e diretor da Direto Group, preparou uma lista para estruturar adequadamente a gestão das empresas, especialmente PMEs. 

15 passos para organizar a gestão das empresas

- Análise de Mercado: para começar, a recomendação é que seja feito um mapeamento e análise do mercado no qual a PME está inserida. Realizar uma pesquisa detalhada sobre concorrentes, clientes e tendências, por exemplo, ajuda a identificar oportunidades e ameaças. Entre as estratégias, são indicadas: a segmentação de clientes, a avaliação da concorrência e a análise SWOT, que mensura forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

 

- Planejamento Estratégico: é essencial definir a missão, visão e valores da empresa, além de traçar metas e objetivos claros. O planejamento estratégico, de acordo com Toffanin, ajuda a direcionar os esforços da empresa para o crescimento sustentável. Por isso, é recomendado definir objetivos de curto, médio e longo prazo, além de estabelecer KPIs (indicadores de performance).

- Definição da Estrutura Organizacional: também é importante organizar a empresa em departamentos e funções, mesmo que ela seja pequena. Isso porque ter clareza sobre a estrutura evita sobrecarga de funções e melhora a comunicação. Os setores podem ser: financeiro, marketing, vendas, recursos humanos, operações, etc. E cada cargo e função devem ser bem definidos.

- Recrutamento e Seleção de Pessoas: as contratações devem ser feitas com base nas necessidades da empresa e em sua cultura organizacional. Uma equipe bem formada é crucial para o sucesso do negócio. Assim, o recomendado é que se defina perfis ideais para cada função e investir em treinamento contínuo.

 

- Controle de Fluxo de Caixa: esse é um ponto fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. Organizar a entrada e saída de recursos e manter a empresa financeiramente equilibrada é importantíssimo. Para isso, é recomendado o uso de ferramentas de controle financeiro (planilhas ou softwares de gestão financeira), além da elaboração de projeções financeiras mensais.

- Orçamento e Planejamento Financeiro: também são parte da gestão eficiente de uma empresa. Elaborar orçamentos para diferentes áreas da empresa e fazer o controle de custos é importante. Vale, inclusive, se certificar de que a empresa tenha capital de giro suficiente para enfrentar períodos de baixa receita.

- Gestão de Impostos e Obrigações Legais: é outro ponto que não pode ser deixado de lado.  Manter a empresa atualizada em relação às obrigações fiscais e legais é fundamental. Para isso, vale, inclusive, ter parceria com uma consultoria contábil e jurídica.

- Processos Operacionais Eficientes: identificar os processos-chave da empresa e implementar práticas para melhorar a eficiência operacional, reduzir desperdícios, melhorar a qualidade e otimizar os recursos pode fazer toda a diferença. Se possível, recomenda-se o mapeamento e melhoria de processos e a automação de tarefas repetitivas.

- Gestão de Estoque: gerenciar o estoque de maneira eficiente é importante para evitar excessos que imobilizam capital ou faltas que comprometem as vendas. Por isso, é fundamental que se faça um bom controle de inventário e que se adotem tecnologias de gestão (como ERP).

- Desenvolvimento de Estratégias de Marketing: é uma medida importante para a atração e retenção de clientes. As empresas precisam de um marketing focado. No caso das PMEs, esse foco é ainda mais necessário, visto que os recursos são limitados. O indicado é combinar marketing digital, marketing de conteúdo, promoções locais, etc.

- Estratégia de Vendas: definir processos claros para a equipe de vendas, incluindo treinamento contínuo e acompanhamento de resultados, farão a diferença, especialmente se o foco for dado à experiência do cliente e no pós-venda.

- Desenvolvimento de Talentos e Cultura Organizacional: a orientação é para que seja construída uma cultura forte e alinhada aos valores da empresa. Para isso, recomenda-se investir no desenvolvimento de pessoas e na manutenção de um bom ambiente de trabalho.

- Avaliação de Desempenho: implementar um sistema de avaliação de desempenho para acompanhar o progresso de cada colaborador e incentivar o aperfeiçoamento contínuo são duas tarefas importantes. Com feedbacks regulares e planos de desenvolvimento individual é possível auxiliar o colaborador e diminuir turnover.

- Investimento em Tecnologia: as PMEs devem usar a tecnologia para melhorar a gestão e aumentar a competitividade. Por isso, orientamos para a adoção de ferramentas adequadas ao porte da empresa, como ERPs, CRM, ferramentas de comunicação, etc.

- Inovação Constante: buscar melhorar produtos e processos é essencial. As empresas que inovam têm mais chances de se destacar no mercado e crescer de forma sustentável. Para tornar isso possível, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento, além de prestar atenção ao feedback dos clientes.

 

 “Observar esses aspectos de forma recorrente, especialmente ao elaborar o planejamento estratégico para 2025, torna a empresa capaz de se adaptar às rápidas mudanças do ambiente de negócios. Ao considerar esses pontos de atenção, as empresas estarão bem-posicionadas para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades que surgirem”, conclui Silvinei Toffanin, sócio e diretor da Direto Group.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você