Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Contato Whatsapp

(43) 3432-3728

PME: é possível competir com as grandes, ganhar mercado e exportar

Publicado em 03 de dezembro de 2024
Economia Uol

Ter um portfólio com peças sustentáveis, inclusivas e que agregam valor é a aposta da Alto Giro, marca de moda fitness, para competir com grandes nomes como Nike, Track&Field e Live.

A empresa tem uma fábrica em Maringá (PR) e vende suas coleções para todo o país em lojas multimarcas e pela internet. Em São Paulo, ela tem duas lojas próprias: nos shoppings Ibirapuera e Morumbi.

Investimos em inovação, tecnologia e em matéria-prima de qualidade e com a pegada sustentável, como poliéster reciclado, derivado de garrafas PET descartadas, e cores exclusivas para agregar valor aos nossos produtos e trazer um diferencial em nosso portfólio. 

Edson Recco, diretor da Alto Giro.

Produtos inovadores e para todos os públicos. Entre as peças da marca, estão: calça anticelulite, peças com transparência zero, equilíbrio térmico, modelagens que ajudam a recuperação celular e moda plus size.

Agregar valor e diversificar para ganhar mercado

Portfólio distinto para atender públicos. Recco diz que a empresa dá uma nova percepção para a mesma matéria-prima para agregar valor aos seus produtos. "Nós não inventamos a roda, mas colocamos a roda em lugares diferentes. Criamos peças distintas focando a inclusão. Temos a calça anticelulite, por exemplo, para atender ao público plus size. Normalmente este mercado só foca na produção de peças de medidas menores", diz.

Conexões estratégicas e resposta rápida a mudanças. Para Fernando Seabra, especialista em empreendedorismo e autor do livro "A Mandala da Inovação", as pequenas empresas podem se destacar ao identificar um problema e enfatizar sua proposta única de valor, formando conexões e tendo agilidade para responder rapidamente às mudanças do mercado."

Atendimento humanizado é ponto positivo para as PMEs

Atendimento personalizado. Ênio Pinto, gerente de relacionamento do Sebrae Nacional, enfatiza que o grande diferencial das pequenas e médias empresas para competir com as grandes corporações é o atendimento hiperpersonalizado.

Ele chama o cliente pelo nome, conhece as necessidades e o histórico de consumo daquele cliente. Assim, ele não apenas atende aos desejos dele, mas também pode realizar os sonhos desse cliente no momento da compra.

Ênio Pinto, gerente de relacionamento do Sebrae

Criar valor e dar experiência ao cliente. Ênio diz que o tratamento humanizado faz toda a diferença para criar a "experiência mais memorável e incrível possível, entregando de fato valor ao seu cliente".

Esta é a aposta do casal Paula e Marcelo Urtado, donos da fazenda Três Meninas, que fica na divisa entre Monte Carmelo e Patrocínio, no Cerrado Mineiro. O nome refere-se a Paula e as duas filhas.

Casal exporta café para EUA, Europa e Austrália

Produção sustentável e regenerativa. Paula é zootecnista e Marcelo engenheiro-agrônomo. Os dois são produtores de café e decidiram investir na agricultura regenerativa, método que propõe recuperar ecossistemas. "No local da lavoura são colocadas plantas de coberturas. É o chamado solo vivo, que atraem fungos e bactérias que ajudam na nutrição das plantas e atrai inimigos naturais das pragas do cafeeiro, melhorando o combate às pragas", explica Paula.

80% da produção da fazenda vai para fora do país. A fazenda produz cafés especiais e concentra as suas vendas no grão verde, principalmente no mercado exterior: EUA, Europa e Austrália.

É um mercado mais maduro que valoriza muito esse tipo de produto. Aqui no Brasil, as cafeterias e grandes empresas estão se interessando por esse modo de produção de café e este vem sendo o nosso diferencial.

Paula Urtado, dona da Fazenda Três Meninas

Paula diz que sabe que não dá para competir de igual para igual com grandes marcas. Porém, acredita que a preocupação crescente com a cadeia produtiva do café, com a rastreabilidade e o cuidado com a produção sustentável, torna o seu negócio atrativo para o mercado.

Competição é na oferta de valores. "Não competimos em volume, nem entramos neste mérito. O que a gente coloca na produção são outros valores além da qualidade do café. E isso inclui serviços ambientais, sociais e outras frentes."

Certificações pela produção sustentável. A propriedade tem a certificação de Carbono Negativo, que é melhor que neutro, de Regenerativo, Orgânico do Brasil e Rainforest Alliance, que identifica o café cultivado em propriedades que seguem rigorosos padrões sociais e ambientais.

Entre seus clientes, estão: torrefadores e marcas como Nespresso AAA, Nestlé e C.A.F.E. Practices, da Starbucks. A empresa não revela faturamento, mas, por ano, a safra atinge em média 2 mil sacas.

Como se destacar e conquistar mercado de grandes

Seabra listou algumas dicas para destacar os pontos fortes de uma pequena empresa em relação a uma grande corporação:

Oferecer atendimento personalizado;

Ser ágil para adaptar-se rapidamente às mudanças de mercado;

Inovar com maior flexibilidade;

Construir relacionamentos genuínos com clientes e parceiros; e

Explorar nichos específicos do mercado onde grandes players não conseguem atuar com eficiência

Setores com barreiras para os pequenos

Não existe um setor completamente fechado à entrada de pequenos negócios, segundo Seabra, mas alguns setores apresentam barreiras significativas que tornam a competição mais desafiadora. São eles:

Indústrias de capital intensivo (como petróleo e aviação): altos custos iniciais, infraestrutura complexa e regulamentações rigorosas dificultam a entrada;

Mercados altamente consolidados (como telecomunicações): a presença de grandes players com domínio de mercado e capacidade financeira pode inibir novos entrantes;

Segmentos com forte regulação (como saúde e farmacêutica): exigem investimentos elevados em certificações, compliance e tecnologias específicas.

Setores dependentes de economia de escala (como varejo de massa): margens de lucro estreitas favorecem grandes empresas capazes de negociar melhores preços com fornecedores.

Tecnologias proprietárias (como semicondutores): demandam pesquisa e desenvolvimento que estão muitas vezes além do alcance de pequenas empresas.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você