Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Contato Whatsapp

(43) 3432-3728

Dicas imbatíveis para o Comércio vender mais na Black Friday 2024

Publicado em 11 de outubro de 2024
Fecomercio

A Black Friday deste ano está marcada para o dia 29 de novembro — e para maximizar as vendas, os comerciantes precisam se preparar desde já. Ainda que a edição de 2023 tenha amargado uma queda de 15% no comércio eletrônico, a data segue sendo importante para o varejo. Atualmente, economia está mais favorável, com aumento do consumo e redução da inadimplência, gerando otimismo. 

O caminho para o sucesso em 2024 é o planejamento! Mesmo em edições fracas, como a do ano passado, quem antecipou a Black Friday com ações promocionais durante a semana e o mês de novembro (Black Week/November), conseguiu bons resultados, pois as compras foram diluídas.

Confira, abaixo, sete passos fundamentais para preparar o seu negócio para a data promocional e colha melhores frutos, não apenas em novembro, mas também nos meses seguintes.

1. Planejamento antecipado

Com menos de 90 dias para a Black Friday, é fundamental que as empresas comecem a ajustar operações e estratégias de venda. A primeira dica é iniciar promoções antes da data, como a Black Week, que dilui as compras ao longo do mês e aumenta a atração dos clientes. Quem adotou essa estratégia em 2023 conseguiu bom desempenho.

2. Fortaleça e-commerce e estoques

Se a sua empresa ainda não vende online, é o momento de começar. Aproveite os marketplaces! Reforce o estoque dos produtos mais vendidos, negocie com fornecedores e amplie os canais de vendas, incluindo aplicativos de delivery, como iFood e Rappi. Cuide também da precificação, evitando aumentos bruscos antes da data, que podem manchar a imagem da empresa com promoções consideradas falsas.

3. Invista no visual e na experiência do cliente

A apresentação da loja, física ou virtual, é importante para atrair público. Decore o ambiente e aproveite a oportunidade para fidelizar, enviando junto aos pedidos materiais promocionais, como panfletos com informações de contato, cupom de desconto para uma próxima compra ou mesmo um cartão personalizado. Lembre-se, ainda, de revisar o portfólio, eliminar os produtos com baixa demanda e manter os itens mais atrativos em destaque.

4. Atraia e engaje nas redes sociais

As redes digitais são grandes aliadas durante o período. Planeje os posts com antecedência, foque nas promoções e crie conteúdos dinâmicos, como vídeos criativos dos colaboradores divulgando ofertas. Durante o mês de novembro, altere a identidade visual das páginas, lançando mão de cores que remetam à Black Friday, e adapte a comunicação para engajar mais o público.

5. Ponto de venda e meios de pagamento

Na semana da Black Friday, aplique os descontos planejados, organize o ponto de venda e incentive o pagamento por PIX, que traz benefícios tanto para o lojista quanto para o consumidor. A confirmação rápida desse meio de pagamento ajuda a evitar problemas com estoque, que podem ocorrer no caso de boletos.

6. Pós-venda e fidelização

O trabalho não termina com a venda. Um bom pós-venda é essencial para fidelizar os consumidores. Garanta que os pedidos sejam entregues rapidamente, sem erros e com embalagens cuidadosas. Incentive os clientes a avaliar as compras e esteja preparado para responder de forma educada a qualquer reclamação.

Não se esqueça, ainda, de mandar um panfleto com a sua marca e seus canais de atendimento. Se a sua empresa já conta com um e-commerce próprio, ofereça um cupom de desconto para a primeira compra.

Depois das vendas, fique atento aos canais de atendimento para possíveis trocas e devoluções e, considerando o elevado número de pedidos, aos prazos de entrega. Se houver atraso, cobre o marketplace ou a transportadora sobre o problema, afinal, é a imagem da loja que será prejudicada.

7. Balanço e melhorias futuras

Na semana seguinte, faça um balanço dos resultados da Black Friday, tanto em termos financeiros (apurando o faturamento e o lucro) como em relação às métricas importantes para o gerenciamento do negócio — conversão, por exemplo. Faça um ranking dos produtos mais vendidos e dos pontos que precisam ser melhorados, uma vez que essas informações poderão ser úteis para o planejamento da campanha do ano seguinte.

Semana Black Friday

Planejar uma semana inteira de descontos pode ser uma importante estratégia para vender gradualmente e aproveitar melhor a data. Veja quatro ações que podem fazer a diferença.

- Aplicar os descontos que estavam planejados.

- Postar os pedidos o mais rápido possível.

- Verificar possíveis rupturas de estoque e de materiais para a preparação dos pedidos (caixas, fitas adesivas etc.).

- Checar possíveis falhas de integração entre o sistema da loja e o marketplace para evitar a venda de um produto que não tenha em estoque e que seja de difícil reposição, resultando no cancelamento da operação.

A Black Friday ainda se mostra uma grande oportunidade para os comerciantes, mesmo após anos desafiadores. Com o consumo em alta e a economia aquecida, as expectativas são positivas. Antecipar-se, investir em boas estratégias e oferecer uma ótima experiência ao cliente são os passos para garantir sucesso no fim de ano.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você