Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Contato Whatsapp

(43) 3432-3728

Empresa chinesa cria “licença por infelicidade”; veja como funciona e opinião de especialistas brasileiros

Publicado em 30 de setembro de 2024
Contábeis

Já imaginou poder se ausentar do trabalho naqueles dias em que estiver insatisfeito com o serviço e poder tirar um dia de folga sem precisar da aprovação da liderança? Esse cenário já é realidade em uma empresa chinesa.

Recentemente, Yu Donglai, fundador e presidente da rede de varejo chinesa Pang Dong Lai, uma rede de supermercados chinesa com mais de 7 mil funcionários, lançou uma política inovadora na empresa de “licença por infelicidade”.

Os funcionários de sua companhia que estiverem insatisfeitos podem tirar um dia de folga, sem precisar da aprovação da liderança. Mas há um limite para sair do trabalho por motivos de estresse ou desânimo: segundo o jornal estatal People’s Daily, essa licença tem o limite de 10 folgas por ano.

 

O executivo Donglai é um dos defensores de qualidade de vida na China, mas segundo Renata Livramento, especialista em saúde corporativa e bem-estar e professora da Human SA, grupo educacional que avalia a qualidade de ambientes de trabalho, a ação da empresa chinesa, em termos de bem-estar e saúde mental dos funcionários, pode se tornar um tiro que sai pela culatra.

“Se tem algo de positivo na licença por infelicidade é o fato de admitir que momentos difíceis fazem parte da vida, mas em vez de a empresa estar cuidando ativamente para que as pessoas tenham mais bem-estar e felicidade no trabalho, a empresa simplesmente tira a responsabilidade de campo, ficando inteiramente por conta do indivíduo”, diz.

A empresa chinesa, além da licença por infelicidade, também adotou uma jornada de trabalho mais curta, de sete horas, o que pode ser dois grandes avanços em um país conhecido por uma cultura de trabalho intensa, afirma Livramento.

 

“Claro que é uma discussão mais ampla, porque considerando a cultura das empresas chinesas, talvez seja um avanço para eles, mas está muito longe do ideal e traz intrinsecamente uma visão equivocada de que se retirarmos o que nos gera infelicidade seremos, então, felizes. A ciência da felicidade nos mostra que não é bem assim”, diz Livramento.

A ciência da felicidade no trabalho

 

De acordo com a ciência da felicidade, a executiva explica que para que tenhamos bem-estar e felicidade no trabalho precisamos cuidar de aspectos hedônicos (que propiciam satisfação com a função e com a organização) e também de aspectos eudaimônicos (que propiciam realização pessoal, significado e importância).

“Estamos falando de um conjunto amplo de fatores que, juntos, vão favorecer a felicidade e a saúde mental no trabalho. Eles envolvem desde salários dignos, lideranças humanizadas, condições de trabalho adequadas, bom relacionamento com colegas, segurança psicológica, participação e voz, por exemplo, até alinhamento de valores pessoais e organizacionais, como equilíbrio vida profissional e vida pessoal e oportunidades de desenvolvimento”, afirma Livramento.

Para promover qualidade de vida no trabalho, e consequentemente funcionários mais felizes, a executiva da Human SA afirma que é preciso que a empresa avalie e capacite suas lideranças para estarem aptos a cuidar da própria saúde mental, assim como de seus liderados.

“Existem muitos exemplos de ações já sendo realizadas no Brasil que favorecem a felicidade no trabalho e que funcionam como um fator de proteção à saúde mental como regime de trabalho flexíveis, quando o cargo permite, promoção da diversidade e inclusão e definição de metas claras e realistas”, diz Livramento.

A felicidade do brasileiro pode ser no trabalho também

Um estudo realizado pela Pluxee, em parceria com a The Happiness Index, revelou que os trabalhadores brasileiros estão 9% mais insatisfeitos com o trabalho do que a média global. A pesquisa, que avaliou o nível de felicidade e engajamento de funcionários em mais de 100 países, ouviu mais de 23 mil profissionais entre fevereiro e março de 2024.

O estudo analisou dois principais aspectos: a felicidade, que engloba as condições de trabalho e oportunidades de crescimento, e o engajamento, que mede a conexão dos funcionários com suas funções e empresas. No quesito felicidade, o Brasil está 4% abaixo da média global, e, em termos de engajamento, a diferença aumenta para 10%.

Olhar para esses dados precisa fazer parte da estratégia de uma companhia, afirma Livramento, que reforça que a implementação de benefícios voltados para o bem-estar não apenas melhora a saúde física, mental e emocional dos funcionários, mas também influencia positivamente no resultado da organização.

 

“Quando apostamos em profissionais mais felizes, é possível ver como resultado a diminuição de absenteísmo e o aumento de engajamento e produtividade – tudo isso gerará maior lucratividade para a companhia”, afirma a executiva.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você